Windows 10 não liga

“Windows 10 não liga, a tela tá preta, socorro, e agora?!” Pois é, quem nunca teve um problema com o Windows, não é…

Recentemente atualizei meu notebook Dell pro Windows 10 e me deparei com um problema bem chato: toda vez que eu fechava o computador ou clicava no botão Power pra ele dormir ou hibernar, meu Windows 10 levava isso ao pé da letra e agia como um urso no Alaska.

Depois de muito, muito pesquisar, eu achei uma solução, então resolvi compartilhar com você caso venha a passar por situação parecida.

Windows 10 não liga: como resolver

Clicando com o botão direito em Meu Computador e depois Propriedades, você tem acesso ao Gerenciador de Dispositivos. Lá, na opção Dispositivos de sistema, tem um driver chamado Intel Management Engine Interface que, clicando duas vezes e acessando a aba driver você percebe que ele está na versão 10 ou 11. Esse é o problema, e você precisa reverter o driver pra versão 9.

Windows 10 não liga

Então vamos lá: baixe aqui a versão 9.5 desse driver e instale através do Setup.exe que vem no arquivo. Como você  já tem uma versão mais recente instalada, ele provavelmente irá mostrar uma mensagem perguntando se você quer mesmo instalar essa versão desatualizada. Diga que sim. Após a instalação, reinicie seu computador.

O problema já foi resolvido, mas para evitar que o Windows Update atualize seu driver e tudo aconteça novamente, baixe aqui a ferramenta wushowhide.diagcab (o nome é estranho mas pode ir tranquilo que é oficial da Microsoft). Lá você vai escolher a opção Hide Updates e marcar a caixinha onde tem o nome Intel Management Engine Interface Driver. Pra garantir, melhor reiniciar o computador de novo.

Agora sim você pode ir dormir tranquilo sem se preocupar se o seu Windows 10 não liga, pois ele vai acordar quando você mandar.

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conhecer nosso blog. 🙂

7 comentários sobre “Windows 10 não liga após hibernar/suspender: como resolver

  1. Olá,

    Só encontrei seu post depois de muito pesquisar e não encontrar nada. Depois que consegui resolver, mudei os termos e te achei. Consegui achar um método mais simples de resolver este problema. É só habilitar o modo de suspensão híbrido, nas configurações avançadas de energia do notebook. Fiz aqui e deu certo. Após acessar as configurações do gerenciamento de energia avançadas, procure por “Suspender” e abra a tag “Permitir modo de suspensão híbrido”. Deixe ambas como ativado (Na bateria e Na tomada). Aqui resolveu.

  2. Gostaria de te agradecer, pois com a sua dica consegui solucionar o problema. Já sabia o que estava afetando o notebook, mas sempre a Dell arrumava, como fiquei sem garantia tive que me virar. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!

  3. No meu caso disse que o sistema não atende os requisitos mínimos para instalação (???). Não sei o que isso significa… O caso é que toda vez que meu note entra em hibernar ou mesmo modo suspenso, para reiniciar eu tenho que desligar forçado e ele perde tudo que estava aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *